18 de fevereiro de 2013

Emagrecer para engravidar


Eu sei que eu falei que ia começar na academia hoje. E na verdade era para ser hoje de manhã, antes de vir trabalhar. Eu até acordei no horário para ir malhar, mas não consegui levantar daquela cama queen size maravilhosa com o maridão do lado.

Bom, a segunda-feira ainda não terminou e ainda tenho a parte da noite para mexer o esqueleto e não pretendo decepcionar meu corpitcho hoje.

E para entrar no clima de segunda-feira, dia oficial da dieta, trouxe muita fruta para os lanches entre as refeições. Amo frutas! Para hoje temos mamão, melancia e uva. A uva na verdade já era, acabei de comer.


Não sei se tem mais alguém aqui com o mesmo objetivo que eu: emagrecer para engravidar, e se tiver eu gostaria de compartilhar um artigo que encontrei fuçando na internet e achei o máximo:

Dicas para quem se prepara para engravidar.


Quais costumam ser as principais preocupações de um casal que planeja engravidar do primeiro filho?
As preocupações nesta fase são sobre como promover a saúde do bebê que esta por vir, e como lidar com os custos envolvidos que necessariamente a chegada de um bebê traz. Além destas, diversas angústias invadem o casal nesta fase de pré-gestação, como por exemplo: será mesmo este o momento adequado?  Seremos realmente capazes de conciliar a vida profissional e familiar? Estaremos, enquanto casal, em um momento de harmonia suficiente para enfrentarmos juntos o lindo, mas desafiante, caminho de criar um filho? Analisar todos estes aspectos é sim fundamental, pois se a saúde materna não estiver boa, uma gestação poderá piorar um problema de saúde pré-existente. E se a relação estiver em um momento de atribulações, é melhor repensar a gravidez, pois está mais que comprovado que um filho não salva casamento nenhum, podendo levar a um maremoto ainda maior na relação a dois. Preparar-se para engravidar é uma dádiva que muito poucos casais têm, pois mesmo nas gestações ditas planejadas, muitas vezes nenhuma preparação foi realmente realizada.
Quais são as primeiras providências a serem tomadas antes da chegada do bebê?
Quando um casal decide que sim, é hora de ter um filho, vários cuidados devem ser tomados, como os passos abaixo:
1-      Conhecer mais sobre gerar um bebê. Saber um pouco mais sobre o corpo masculino e feminino, muito além das aulas de biologia do primário, desvendando os fatores que interferem na fertilidade feminina e masculina.
2-      Realizar avaliações médicas: Visitar um ginecologista (futura mamãe) e  clínico geral (futuro papai) para  uma avaliação física geral,  realização de check-up e solicitação de exames de sorologias, para detectar possíveis doenças transmissíveis ao bebê é fundamental. Uma verdadeira prova de amor ao bebê que esta por vir!
3-      Fortalecer a relação a dois: Procurar conversar mais profundamente sobre a decisão, trabalhar possíveis dificuldades de comunicação, e se necessário buscar ajuda profissional a fim de estarem bastante bem resolvidos em seus problemas a dois, antes de embarcar para mais um desafio!
4-       Controlar o estilo de vida: Buscar adquirir hábitos saudáveis e eliminar vícios são fatores essenciais para quem deseja engravidar.  Não apenas nas futuras mamães, mas nos papais também. O consumo excessivo de álcool reduz a fertilidade tanto em mulheres, como nos homens, pois fazem que os radicais livres invadam o organismo alterando o funcionamento e prejudicando a produção de óvulos e espermatozoides.
5-      Alimentar-se de forma apropriada para conceber: A alimentação influi bastante na concepção. Uma dieta saudável, que inclua todos os grupos alimentares na medida certa, evitando alimentos com alto índice glicêmico, ou seja, aqueles que liberam muito açúcar na corrente sanguínea, é importante, pois há pesquisas que comprovam uma relação intima alimentação inadequada e infertilidade.
6-      Buscar uma harmonia Corpo-Mente: A mente, as emoções e a alma de uma pessoa, esta em plena relação com seu corpo. Não há divisão real. Somos e agimos, segundo o que sentimos e pensamos. A busca de uma maior auto-harmonização é essencial nesta etapa de vida, tão angustiante, como a da espera da gestação. As pesquisas comprovam cada vez mais a relação entre fertilidade e a capacidade de lidar com o estresse. A participação em grupos de apoio para futuros papais, como a realização de atividades que produzam relaxamento e prazer podem ajudar, e muito, no aumento da fertilidade.
 Quais costumam ser os principais erros de planejamento dos casais?
O principal erro dos casais é acreditar que por marcarem uma data aproximada para a chegada da gestação estão realizando um planejamento adequado, esquecendo de levar em conta todas as ações que devem ser realizadas para que a gestação chegue com saúde e paz. Outro erro bastante comum é acreditar que poderão efetivamente controlar a data da chegada da gestação, esquecendo-se que a gravidez não é algo que temos pleno controle. Pode-se favorecer a concepção, mas não há como garantir que esta irá correr quando desejamos. A Maternidade chegará, de um jeito, ou de outro, mas a seu tempo, e não no nosso.
Como lidar com expectativa e não deixá-la interferir nas decisões práticas?
A expectativa sempre estará ali, como um fantasma a espreita, não há como negá-la. Contudo, podemos fazer com que este momento seja mais ou menos pesado dependendo da nossa relação com as emoções que nos invadem. Negar o que sentimos, escondendo de nós mesmos, é o pior caminho para a espera de uma gestação. Dar nome aos sentimentos que nos invadem, sem culpa ou autopiedade, é o início de uma boa relação com a angustiante espera. Mas, ter autorespeito é fundamental. Se você não estiver a fim de ir a uma festinha infantil neste momento, não vá, pegue um cinema!
Quando é a hora de decidir se a criança irá ou não para crechês ou berçários, se farão ou não poupanças ou seguro?
A melhor hora para decidir sobre o futuro da criança, é quando este futuro se tornar uma realidade concreta. Sofrer por antecipação não leva a nada, e causa apenas maiores desgastes na futura mamãe ou no casal.  Estarmos abertos à mudança na vida, à mudança de hábitos e até de ideais são fatores fundamentais que os futuros papais devem ter, pois com a chegada de um bebê, só podemos garantir uma coisa, muitas coisas vão mudar. Quanto mais abertos vocês estiverem, mas fácil será a adaptação para a nova vida, de mãe e pai. Nada de  ideias pré-concebidas!
 Qual é a importância de o casal tomar estas decisões juntos?
É fundamental que o casal decida junto o futuro, pois apenas desta forma este casal será uma família, com ou sem filhos, e não um aglomerado de pessoas vivendo sob o mesmo teto. Compartilhar medos, alegrias, sonhos e projetos é que faz de um casal, uma nova família.
Como e quando adaptar a casa para receber o primogênito? 
Com certeza, a casa deverá ser adaptada para a segurança do bebê que estar por vir.  O momento de realizar estas adaptações dependerá do que necessita ser realizado, e de quanto se dispõe financeiramente para efetuar estas modificações. Mudanças estruturais, como ampliação e reformas devem se pensadas e executadas a seu devido tempo, preferencialmente antes da gestação, para que não exista motivos extras para agitação emocional da gestante. Já mudanças simples, como adaptações de tomada, portões de escada e decoração do quarto devem ser realizados tranquilamente a partir da 12° semana de gestação. Recomendamos evitar mudanças abruptas de ultima hora, pois a gravidez por si só já é um momento de grande adaptação pessoal e familiar, e por isto, não deve ser momento de mais transtornos. Quanto mais feliz e tranquila a gravidez, mais saudável o bebê.
O que podemos desejar aos futuros papais é muito sucesso na busca de seu sonho: o Bebê.

O texto original encontra-se no site: http://www.dralucianaherrero.com.br/dicas-para-quem-se-prepara-para-engravidar/

É isso por hoje. Tenham uma ótima semana!

Agora vou lá visitar vocês.

Beijocas.

10 comentários:

  1. Amiga, meu grande objetivo hoje é esse: "Emagrecer para engravidar", estou reiniciando hoje mais uma vez a tentativa de emagrecer, quero muito ter um bebê, mas com esse peso não da...Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Zica, disse bem, o dia não acabou ainda, não conseguiu ir pela manhã mas dá para ir a tarde, força lá, vai quyeimar um pouco. rsrsrs

    Pense no seu objetivo e se anime, tá?

    Meu objetivo hoje não é o mesmo que o seu, já tenho uma filha de 8 anos e não pretendo ter mais filhos, só ela está excelente.

    Pra você, boa sorte e que seu objetivo fique cada dia mais próximo.


    Bjs e força daí que eu to daki.

    ResponderExcluir
  3. meu objetivo é só metadinha do seu... só emagrecer.. engravidar jamaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaiiiisss.. chega de parir nessa vida..rs.. minha quota pra humanidade ja foi dada..rs.. e eu adoro melancia.. bem gelada então eu piro..rs.. bjokas lindeza e sucesso

    ResponderExcluir
  4. Oi,não desanime para ir na academia!Eu emagreci mais de 15 kilos para engravidar,demorou um pouco uns 6 meses mas consegui,uma coisa que me ajudou muito foi academia, fazia 40 mim de esteira por dia,inclusive fins de semana e se possível leve uma amiga com vc ajuda demais!Dica:Enquanto estiver na academia se imagine linda e gravidíssima!rs :)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. vou favoritar esse post, tbm é meu objetivo
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai eu queria muito um baby, mas pra isso ainda falta um namorado, pra virar, noivo, pra virar marido, pra virar pai... kkk vai demorar!

    Espero que tenha mexido o esqueleto na segunda!

    ResponderExcluir
  7. Oi Zica, estou em Fortaleza, vim me despedir da familia pois vamos passar 1 ano em Portugal, nossa viagem será sexta agora, então estou ajeitando as coisas da viagem, assim que der eu retorno no bloguito. Bjss Ívian

    ResponderExcluir
  8. Olá Zica,
    Emagrecer para engravidar também estou na luta e não e fácil mesmo o medico foi bem claro ou emagrece ou emagrece.
    Te desejo bastante força animo e alegria para conseguir os seus objetivos e propósitos!
    bjus!

    ResponderExcluir
  9. adorei a reportagem, tbm estou nessa de emagrecer para engravidar bjs e boa sorte para nos!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilene,

      Obrigada pela visita. Você tem blog para eu te acompanhar também?

      Beijos.

      Excluir