6 de março de 2013

Síndrome dos Ovários Policísticos



Eu tenho ovários policísticos desde a minha adolescência, e desde então faço tratamento com o uso de anticoncepcional.

Mais tarde descobri que em razão dessa síndrome engordei muito e também tive problemas com a insulina. Assim, comecei a usar a metformina, que é um medicamento para diabetes, no auxílio do tratamento dessa síndrome.

E em razão da síndrome + obesidade, parei de menstruar há muito tempo.

Sempre vou à ginecologista e principalmente agora que pretendo engravidar, perguntei o que deveria fazer. Ela foi direta, disse que eu precisava emagrecer com urgência e que o emagrecimento poderia auxiliar no tratamento dos ovários policísticos. Disse também que eu não deveria me limitar às caminhadas, que o melhor no meu caso seriam exercícios com um gasto calórico maior. Ainda me orientou a procurar um endocrinologista e tentar um tratamento com o uso de remédios para emagrecer, o que fui contra, como já contei aqui no blog.

Depois disso decidi escutar a ginecologista e me convenci de que apenas caminhar não era suficiente. Procurei muita coisa na internet e comecei a me mexer mais, fiz aula de dança e iniciei o Insanity Workout.

A novidade boa é que, como já falei aqui, tão logo comecei o Insanity senti muitas melhoras na minha saúde, desde a minha disposição, bom-humor, emagrecimento até na síndrome dos ovários policísticos, e olha que estou apenas na 2ª semana do treinamento.

Depois de uma semana fazendo o Insanity, fui fazer a ultrassonografia prescrita pela ginecologista e a médica constatou que meus ovários não estão mais inchados, o que é um ótimo sinal já que eles costumam ficar inchados em razão da presença dos policistos.

http://ovariopolistico.blogspot.com.br/

Além disso, essa semana, inacreditavelmente, fiquei menstruada. Eu não sabia o que era isso há muito tempo e nunca fiquei tão feliz. Isso é sinal de que meu organismo está se equilibrando.

Bom, meu aniversário é amanhã e to vendo que terei muitas coisas a comemorar, principalmente a saúde, minha prioridade.

Minha meta é chegar na casa dos 108 até meu aniversário e acho que vai dar certo, to confiante.

E para quem deseja saber mais sobre a Síndrome dos Ovários Policísticos, deixo a matéria extraída do site do Dr. Drauzio Varella:

Os ovários são dois órgãos, um de cada lado do útero, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e por acolher os óvulos que a mulher traz consigo desde o ventre materno. Entre 20% e 30% das mulheres podem desenvolver cistos nos ovários, isto é, pequenas bolsas que contêm material líquido ou semi-sólido. São os ovários policísticos, que normalmente não têm importância fisiológica, mas que em torno de 10% estão associados a alguns sintomas. Os outros casos são assintomáticos.
A diferença entre cisto no ovário e ovário policístico está no tamanho e no número de cistos.
A síndrome acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos e o diagnóstico tornou-se mais preciso com a popularização do exame de ultra-som.
Sintomas
* Alterações menstruais – As menstruações são espaçadas. Em geral, mulher menstrua apenas poucas vezes por ano;
* Hirsutismo – Aumento dos pêlos no rosto, seios e abdômen;
* Obesidade –Ganho significativo de peso piora a síndrome;
* Acne – Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas;
* Infertilidade.
Sintomas
Não foi estabelecida ainda a causa específica da síndrome dos ovários policísticos. Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise, nas supra-renais e produz maior quantidade de hormônios masculinos.
Tratamento
Como se trata de uma doença crônica, o tratamento é sintomático.
Mocinhas de 15 ou 16 anos, obesas, com pêlos e acne precisam emagrecer. Às vezes, só a perda de peso ajuda a reverter o quadro. Se não for obesa, é necessário diminuir a produção de hormônios masculinos, o que se consegue por meio de pílulas anticoncepcionais que atuam também na unidade pilossebácea reduzindo a produção de sebo e o crescimento dos pêlos.
Os casos de infertilidade respondem bem ao clomifeno, um indutor da ovulação. Se isso não acontecer, pode-se estimular os ovários com gonadotrofinas. Atualmente, é possível, ainda, fazer a cauterização laparoscópica.
Recomendações
* Consulte regularmente seu ginecologista. Não deixe de fazer o exame ginecológico e outros que ele possa indicar;
* Não se descuide. Mulheres com ovário policístico correm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa;
* Controle seu peso. A obesidade agrava os sintomas da síndrome.


E por hoje é isso.

Beijocas.

10 comentários:

  1. poxa, então vamos emagrecer prA REALIZAR seu sonho?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Zica eu tb tenho ovários policísticos no momento sob controle, mas eles influenciam bastante no peso e emagrecer é a melhor forma de combatê-los. Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi acho que todas as gordinhas tem ou teve ovarios policisticos, eu tive, não mestruava, tbem não tomava nada. é so emagrecer que ele fica ok. dizia meus medicos. é não é que é verdade, não dá mais nada. Foco. PARABÉNS antecipado pelo niver. muitas muitas felicidades. mas venho aqui amanha.r s.. beijos. gi

    ResponderExcluir
  4. oi Zica, tudo bem? Vim te visitar e poxa me identifiquei muito com vc, meu maior sonho tb é ser mãe, tenho endometriose no ovário esquerdo e consulta no próximo dia 8, esse médico é muito bom mas tb me diz que preciso emagrecer para ajudar no meu tratamento, enfim, estamos na mesma luta, a partir de agora estou torçendo muito por vc....

    conte comigo tb, vamos trocar experiencias!!

    um beijão

    http://umanovaformanova.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai não acredito se faz aniversario no mesmo mês que eu...adorei seu post e tão eu.
    Só a parte do Insanity,que trem doido e esse como faço para fazer também??
    Vi no youtube mais que louuucuraaaa...fiquei com falta de ar só de ver rss...
    Se comprou o DVD ou baixou ? se baixou me fala o link.
    A Já vou te desejar Parabéns pelo seu dia que é amanhã..porque vai que num dá tempo de eu acessar o blog.
    Que cada meta sua seja realizada e que um dia não muito distante, estaremos aqui trocando figurinhas de gravidas ai como to com enjoo ai hoje tom com desejo a desejo de coisas saudáveis uma fruta de preferencia..rs
    Mais muito felizes e realizadas.
    Que Deus te abençoe sempre!
    bjus...

    ResponderExcluir
  6. meus ovarios tbem são policisticos.. os da minha filha tbem.. e por aí vai.. é só G-zuis na causa.. melhoras aí lindeza e sucesso sempre

    ResponderExcluir
  7. Nossa que presentão vc esta tendo né?!
    Fico mto feliz em saber que vc esta melhorando, seu corpo esta progredindo pra que no futuro vc possa ter seu tão sonhado baby.
    É isso ai, parabéns viu.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. oi linda, passou no bem estar, se não me engano na segunda, sobre seu caso!!!
    Boa sorte para você e que consiga engravidar, vou ficar na torcida1 bjoks

    ResponderExcluir
  9. Mulher de Deus estou arrepiada vc sou eu com vinte quilos a menos...
    Tbem tenho a sindorme do Ovario policistico e não mestruo a quase um ano e a ultima vez foi uma hemorragia pois a meses não menstruava.
    Parei com a metiformina que meu ginecologista recomendou, pois não surtiu efeito, mas tenho retorno dia 16/3 e ele provavelmente vai pedir para tomar de novo estou pesando 133 quilos hoje e a duas semana cmecei a reeducação alimentar.
    No me caso a obesidade me trouxe varios problemas como furunculos , hemorroidas e dermatite seborreica quer dizer problemas que apareceram e os medicos colocam a culpa na obesidade.
    Perdi 3,600 nessas duas semanas, mas tenho que pelo mennos chegar aos 80 para ter uma vida saudavel ...

    ResponderExcluir
  10. Que maravilha Zica!
    Não há nada mais importante que ficar com a saúde ok, tenho certeza que vai conseguir chegar na casinha dos 108 e passará por ela rapidinho!
    Todas essas boas notícias são mais motivação para continuar.
    Beijao

    ResponderExcluir