22 de fevereiro de 2013

Planejamento financeiro


No penúltimo post eu falei sobre o planejamento da gravidez e dessa vez vou focar bem a parte financeira.

Pelo que andei pesquisando, a maioria das pessoas não faz um planejamento financeiro com antecedência. Elas deixam para planejar a parte financeira quando já estão grávidas.

Segundo cálculos do Prof. Marcos Silvestre, o ideal é que, dois anos antes da gravidez, o casal faça uma poupança mensal equivalente a 20% da sua renda. Assim, terá o dinheiro na mão e mais poder de compra e barganha quando chegar a hora de começar a arcar com os gastos da gestação.

Acho que estou bem então, pois comecei meu planejamento agora, dois anos antes de começar a tentar engravidar, com uma economia mensal de 50% a 60% da minha renda familiar.

Claro que para conseguir uma economia tão grande assim precisei cortar diversos gastos desnecessários, e isso aconteceu automaticamente com a minha RA. Porque quando estamos nos reeducando tentamos ao máximo comer em casa e isso ajuda muito a economizar, já que vc não gasta comendo fora, que convenhamos, é um dos maiores gastos que temos neh. Comer fora é muito caro!

Eu percebi que se vc parar de comer fora e parar de comprar coisas inúteis, fica muito fácil economizar. Olha que eu não deixo de sair, ir ao cinema, ao teatro, a show, etc. Mas lógico que não faço isso todos os dias.

Bom, encontrei na internet uma ilustração de quanto custa ter um filho. Lógico que é uma média, não são todas as pessoas que compram tudo isso e outras pessoas compram muito além disso. Eu não faço ideia de quanto gasta, pois não tenho filhos, então vou levar em consideração essa média, tirando os custos do parto, pois tenho plano de saúde:

http://www.oplanodavirada.com.br/blog/especiais/como-se-planejar-financeiramente-para-a-chegada-do-bebe/quanto-custa-ter-um-filho-veja-a-resposta-na-ponta-do-lapis/

É bastante hein gente?

E encontrei uma outra reportagem que fala sobre os gastos dos filhos até a vida adulta. Vejam a tabela:

http://veja.abril.com.br/especiais/investimento/p_022.html

Tem pessoas que se desesperam com esses valores e às vezes até pensam duas vezes antes de ter um filho. Mas isso não me desespera. Penso nos meus pais que criaram dois filhos com muito amor e nunca foram ricos. Nunca faltou nada em nossa casa.

Penso também nos meus sogros, que eram pobres, e mesmo assim criaram 3 filhos com muito amor, alegria, educação e hoje estão todos formados. São um exemplo de que as dificuldades não te derrubam e sim te fortalecem.

E agora tem eu e meu marido, que diferente dos nossos pais, temos a possibilidade de planejar tudo financeiramente, e com muito amor e cuidado.

Espero que essas planilhas que coloquei não tenham desanimado vcs, mas que pelo contrário, sirva de informação para todos nós.


E, só para finalizar, to muito feliz com a AF. To fazendo em casa ainda. Ontem caminhei e fiz a mesma aula de dança do youtube, mas também já baixei o programa Insanity Workout indicado pela querida Sayuri. Achei bem punk esse programa, mas vou tentar. Vou começá-lo na segunda-feira e ai conto para vcs. Alguém aqui já fez?


Beijocas e um ótimo final de semana! 




PS - Não sei o que aconteceu, mas no post de hoje apareceu umas propagandas indesejadas. Algumas palavras do post aparecem sublinhadas e quando vc passa o mouse sobre elas aparece uma propaganda. O que é isso? Alguém sabe como eu faço para tirar isso?

8 comentários:

  1. Oi Zica, realmente tem q se planejar para ter um filho! Quanto as propagandas e as palavras sublinhadas isso acontece comigo no meu netbook e apenas lá, por isso penso que seja algum aplicativo, malware, viírus... sei lá. Tb me irritei com isso e não consegui tirar. Se descobrir me conta. BJks

    ResponderExcluir
  2. Por isso temos que planejar um filho mesmo né... Nâo da pra fazer e não pensar nas consequências... MUito custo... Ai aia... fiquei até espantada

    ResponderExcluir
  3. oW MINHA NOSSSAAA
    que interessante ...
    Nunca tinha visto esses cálculos...
    perfeito ow...
    muito util...
    adorei adorei...
    bjao

    ResponderExcluir
  4. minhas duas gravidez foram no susto mas graças a Deus nunca faltou nada..kkkkkk.. bjokas lindeza e uma ótima sexta

    ResponderExcluir
  5. Uaaauuuu!
    Choquei-me com os gastos, mas não me desanimou tb não viu!
    Adorei o post!

    Beijao

    ResponderExcluir
  6. Nossa Zica!! Que ótimas dicas que está dando e que planejamento está fazendo..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  7. menina, acho que se a gente levar tudo a sério, a gente não tem filho nuncaaa
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa ... se for parar pra pensar né =/
    E eu que engravidei de "surpresa", baita susto! Sem planejamento algum, mas tá indo bem , hoje minhas filhas tem 15 anos e as coisas se encaixando =)


    Bjs

    ResponderExcluir